terça-feira, 27 de outubro de 2009

Benvenuti

Senhoras e senhores, bem-vindos!

Passei um tempo pensando: criar ou não um blog?
Tenho sentido necessidade de gritar mais alto minha indignação com tudo que vejo, escuto, vivo.
Eu andei comentando blogs de amigos (D. Clara) de famosos (Milton Jung, Heródoto Barbeiro, Adalberto Piotto, Marcelo Tas, entre outros), mas a real é que eu quero falar. Eu quero gritar minha indignação. Eu quero propor as minhas soluções. Quero ouvir o que você acha.

Não sou jornalista (engenheiro), nem acredito ter essa competência. Sou apenas um cidadão que acredita na ética. Ética como religião. Ética como essência da vida humana.

Pare e pense: Quais são os problemas do mundo? Aquecimento global? Fome? Poluição das águas? Corrupção?
Ok, são alguns dos nossos problemas. Mas o que é que se pode fazer para combater e solucionar esses problemas? Como vamos combater o aquecimento global? Com ética. Como? O que é que precisamos fazer para resolver esse problema? Diminuir o consumo. Enquanto não pensarmos coletivamente e continuarmos a pensar que o nosso resíduo, nosso lixo, nosso carro, nosso banho demorado não polui, que pagamos por isso e portanto dane-se o planeta nada disso vai mudar.
Notou como o problema é ético? Agora substitua o problema, pense em outra solução obvia e veja como a solução é a ética.
Você é religioso? Conhece os 10 mandamentos? Então analise os últimos 7 com atenção. Ética pura.
A Lei de Gérson você conhece, não conhece? Sempre levar vantagem. Custe o que custar. Se alguém vacila... Pois bem, prejudicar alguém só para se beneficiar... isso não tá certo, tá? E se fosse o contrário? E se fosse você quem "vacilasse"?

Pense nisso, depois nós conversamos mais...

3 comentários:

  1. Oi, Marcel.
    Bem-vindo vc tb ao mundo dos blogueiros!

    Li o seu texto e não consegui me lembrar da época em q fazia Ciências Sociais... Então, vamos lá.

    Vc fala que falta ética e eu entendo o q vc quer dizer. Mas está coçando dentro de mim a vontade de falar: ética de quem?

    Ética é meio q um código de conduta, certo? Vc mesmo cita os 10 mandamentos. Pois bem. O PCC tem sua ética. O CV e o ADA tb. A ética deles é diferente da minha e da sua. Mas tb é ética. Matar o inimigo e fortalecer os "irmãos" é uma norma de conduta , certo?

    Então, fico pensando que é complicado falar q falta ética. Ètica, mesmo sem saber, todos nós temos. Só temos de pensar q tipo de ética, de postura, de conduta, queremos seguir.

    Como eu disse, entendo perfeitamente o q vc quer dizer. Mas me fiz valer do papel de provocadora chatinha para fazer meu primeiro comentário por aqui.

    Última coisa: vc diz no seu perfil: "Engenheiro Mecânico, pai da Sofia, mistura muito bem equilibrada de explosão italiana do Djalma com paciência e equilíbrio da Silvia, (...). Um pouco do gênio da Amélia". Seria essa Amélia aquela q era mulher de verdade?? rs...

    Bjos,

    D. Clara.

    ResponderExcluir
  2. Começando pelo fim: A Amélia é minha avó. Ela tem um gênio absolutamente difícil. Por isso que digo que tenho só um pouco do referido gênio.

    Vamos ao debate: Eu sei que você entendeu minha estimada Clara. E não me importo de discutir minhas opiniões com gente inteligente e que sabe discutir.
    Porém não acredito que o conceito de ética seja tão flexível assim. Pra mim a ética não pode excluir e se aplicar a um grupo restrito, como os que você citou. Não prejudicar ninguém, concorde ou não com as opiniões do outrem. Dificuldades de interpretação devem ser sanadas de uma maneira que há muito foi abandonada no Brasil, respeitar leis.

    ResponderExcluir
  3. Ética em educar... nós temos!
    Acredito num futuro melhor, e começo pelo meu quintal.
    Parabéns pelo Blog, Marcel...
    Bjos

    ResponderExcluir