quinta-feira, 18 de março de 2010

A ética do humor

Nos últimos tempos tenho frequentado muitos shows de Stand Up Comedy, seguido alguns comediantes e seus comentários no twitter e uma coisa me chamou atenção dias atrás. A voracidade de algumas "celebridades" ao atacar o Danilo Gentili por ocasião de uma piada sobre a Hebe.
Concordo que o Gentili não é exatamente um "Gentleman", mas também não é pra crucificar. Não rio de todas as piadas que ele faz. Na verdade, não rio de todas as piadas de humorista nenhum. Algumas são engraçadas, outras nem tanto. Mas não gostar de uma piada não dá a ninguém o direito de julgar o caráter de ninguém.


A Fernanda Paes Leme (de quem gosto bastante, desde os tempos de Sandy e Jr) achou a piada do Danilo de mau gosto e postou no Twitter. Dias depois fez uma piada sobre arruda e má sorte e foi vítima de ataques também. Um dia pedra, outro vidraça.
O que realmente incomoda nisso tudo é que as pessoas levam cada vez mais a sério piadas, "reality shows", futebol, copa do mundo, olímpiadas de inverno e outros assuntos semelhantes e se importam cada vez menos com política, ética, respeito ao próximo.
Caminhando esses dias pelas calçadas do bairro do Brooklin vi de tudo: carros sobre a calçada, uma deficiente visual quase cair por se chocar com um estepe de um Fiat Idea Adventure que ocupava metade da calçada, calçadas estreitas tomadas por "moitas" decorativas, carros estacionados em locais proibidos e a lista se alonga, mais e mais. Mas isso não desperta indignação. As pessoas ficam indignadas quando um humorista chama a jovem menina Hebe Camargo de múmia. Francamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário